Centro Hospitalar Universitário do Algarve, E.P.E.: engagement – estudo empírico no serviço de gestão de recursos humanos (SGRH)

A Gestão de Recursos Humanos manifesta um papel fulcral nas organizações e na concretização dos seus principais objetivos, uma vez o capital humano assume-se como o principal responsável pela vantagem competitiva. Torna-se então indispensável uma gestão eficaz do capital humano, onde os recursos hum...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Marcos, Sandrina Isabel Neto (author)
Formato: masterThesis
Idioma:por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.1/16757
País:Portugal
Oai:oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16757
Descrição
Resumo:A Gestão de Recursos Humanos manifesta um papel fulcral nas organizações e na concretização dos seus principais objetivos, uma vez o capital humano assume-se como o principal responsável pela vantagem competitiva. Torna-se então indispensável uma gestão eficaz do capital humano, onde os recursos humanos assumem um papel primordial, de forma a alinharem as suas práticas de acordo com a missão e os objetivos organizacionais, potencializando assim um bom desempenho organizacional. O presente Relatório de Estágio, para a obtenção de grau de Mestre em Gestão de Recursos Humanos, pretende apresentar o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e o Serviço de Gestão de Recursos Humanos deste Centro Hospitalar, onde foi realizado o estágio curricular. Tem ainda como objetivo demonstrar e descrever as atividades concretizadas que evidenciaram ser benéficas tanto para a entidade acolhedora do estágio como para o enriquecimento curricular da mestranda. Numa fase posterior, foi desenvolvido um estudo empírico no Serviço de Gestão de Recursos Humanos, onde foi medido o engagement dos trabalhadores pertencentes ao serviço. O mundo laboral tem sofrido grandes alterações e no âmbito da psicologia surgem novas perspetivas que permitem focar os aspetos positivos, contrariamente a um modelo anterior onde só eram relevados os aspetos negativos, dando assim origem a um novo conceito – o engagement. Neste sentido o estudo apresentado teve como objetivo avaliar os índices de engagement apresentados pelos profissionais do Serviço de Gestão de Recursos Humanos do CHUA, fornecendo assim informação possibilitadora de orientações e melhorias às chefias do serviço.