O Afecto na Criança

Os A. identificam o afecto como expoente e expectativa do desenvolvimento infantil. Feita uma análise histórica referente aos determinantes científicos que garantem a construção do afecto, os A. sustentam uma terceira via susceptível de explicar o porvir em desenvolvimento, baseado no modo como cada...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Gomes-Pedro, João (author)
Other Authors: Monteiro, Maria Benedita (author), Torgal, Fernanda (author), Goldschmidt, Teresa (author), Sobral, Filipa (author)
Format: article
Language:por
Published: 2014
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.25754/pjp.2004.5019
Country:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5019
Description
Summary:Os A. identificam o afecto como expoente e expectativa do desenvolvimento infantil. Feita uma análise histórica referente aos determinantes científicos que garantem a construção do afecto, os A. sustentam uma terceira via susceptível de explicar o porvir em desenvolvimento, baseado no modo como cada criança interpreta as suas próprias experiências, as suas relações e as suas transacções emocionais. Nesta coerência, os A. concluem que o bebé gosta de aprender através de emoções, nomeadamente quando elas são mediadas por quem lhe é significativo. É neste contexto, concluem os A., que o afecto será o termómetro da competência dos profissionais responsáveis pela criança, no nosso tempo.