A implantação das instituições de assistência na paisagem urbana medieval: reflexões sobre os processos de urbanização das cidades de Braga e Guimarães (Norte de Portugal)

Este trabalho pretende analisar o papel das instituições de assistência na evolução da paisagem urbana ao longo da Idade Média, procurando para tal identificar o lugar em que foram implantadas, bem como as propriedades urbanas que detinham, e deste modo, o seu impacto na evolução da morfologia da pa...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Ribeiro, Maria do Carmo Franco (author)
Format: bookPart
Language:por
Published: 2016
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/1822/45012
Country:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45012
Description
Summary:Este trabalho pretende analisar o papel das instituições de assistência na evolução da paisagem urbana ao longo da Idade Média, procurando para tal identificar o lugar em que foram implantadas, bem como as propriedades urbanas que detinham, e deste modo, o seu impacto na evolução da morfologia da paisagem urbana medieval. Para tal, iremos centrar a nossa análise nos núcleos urbanos de Braga e Guimarães, localizados no norte de Portugal. A nossa abordagem será baseada em estudos elaborados acerca dos diferentes tipos de instituições de assistência existentes nestes núcleos, em articulação com as suas principais características morfológicas e fases evolutivas. Importa, desde logo destacar, que não pretendemos neste trabalho abarcar todas as instituições de assistências existentes nestes núcleos, apenas evidenciar o seu papel na paisagem urbana, tendo em conta as suas diferentes tipologias.