Terras raras nos sedimentos Pliocénicos entre os rios Vouga e Mondego (Portugal) = Rare earth elements in the Pliocene sediments between rivers Vouga and Mondego (Portugal)

A geoquímica de sedimentos argilosos do Pliocénico é usada para determinar as principais fases transportadoras de terras raras. Foram consideradas 3 fácies, associadas a sedimentação em planície de inundação e em pântano-lago, e dois sectores. A concentração de terras raras pesadas é substancialment...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira, Álvaro (author)
Other Authors: Dinis, Pedro A. (author), Santos, Rui Miguel P. (author), Rocha, Fernando (author)
Format: conferenceObject
Language:eng
Published: 2013
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.9/2069
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.lneg.pt:10400.9/2069
Description
Summary:A geoquímica de sedimentos argilosos do Pliocénico é usada para determinar as principais fases transportadoras de terras raras. Foram consideradas 3 fácies, associadas a sedimentação em planície de inundação e em pântano-lago, e dois sectores. A concentração de terras raras pesadas é substancialmente maior nos sedimentos de pântano-lago que nos de planície de inundação. Ainda que os minerais de argila integrem parte das terras raras, o xenótimo e a monazite são os principais minerais a transportar aqueles elementos. Outras fases (p. ex. matéria orgânica) em sedimentos de pântano-lago devem reter uma parte significativa das terras raras, em particular das terras raras pesadas. As concentrações de terras raras nos dois sectores não são muito diferentes, sugerindo que a proveniência era similar.