Viver do Mar. Caracterização socioeconómica das comunidades piscatórias de arte xávega em Portugal

Este artigo visa caracterizar a pesca com arte xávega do ponto de vista socioeconómico. A arte xávega é um método artesanal de pesca praticado em Portugal desde o século XV, tendo conseguido sobreviver até aos dias de hoje. A pesquisa foi feita com recurso a um inquérito por questionário aplicado em...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Alves, Maria de Fátima Pereira (author)
Other Authors: Casaleiro, Paula Teresa Abreu (author), Valentim, Isabel Cristina Sá Gonçalves (author), Neto, Jorge Miguel Gouveia (author), Castro, Paula Cristina de Oliveira (author), Pardal, Miguel Ângelo Carmo (author)
Format: article
Language:por
Published: 2021
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10316/100404
Country:Portugal
Oai:oai:estudogeral.sib.uc.pt:10316/100404
Description
Summary:Este artigo visa caracterizar a pesca com arte xávega do ponto de vista socioeconómico. A arte xávega é um método artesanal de pesca praticado em Portugal desde o século XV, tendo conseguido sobreviver até aos dias de hoje. A pesquisa foi feita com recurso a um inquérito por questionário aplicado em 2018 a comunidades piscatórias da arte xávega, em praias das regiões norte, centro e sul de Portugal continental. A partir destes dados, identificam-se perfis sociodemográficos e económicos de pescadores para compreender as diferentes lógicas de relações que estas comunidades mantêm com esta pesca e com o mar, em particular os seus recursos marinhos. Constata-se que as práticas com a arte xávega traduzem configurações sociais, económicas, ambientais e culturais diversificadas e plurais, e mobilizam uma comunidade mais ampla e heterogénea do que aquela que lhe é comummente associada, refletindo diferentes lógicas de relação entre pescadores e ambiente.