Adaptação portuguesa e validação da Sexual Sensation Seeking Scale para estudantes do ensino superior

Enquadramento: A utilização de instrumentos de avaliação de traços de personalidade é importante, não só na compreensão dos comportamentos sexuais, mas também no desenvolvimento de intervenções de enfermagem que visem a prevenção de comportamentos sexuais de risco. Objetivos: Proceder à adaptação e...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Santos,Maria José de Oliveira (author)
Other Authors: Ferreira,Elisabete Maria Soares (author), Duarte,João Carvalho (author), Ferreira,Manuela Maria da Conceição (author)
Format: article
Language:por
Published: 2017
Subjects:
Online Access:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000400002
Country:Portugal
Oai:oai:scielo:S0874-02832017000400002
Description
Summary:Enquadramento: A utilização de instrumentos de avaliação de traços de personalidade é importante, não só na compreensão dos comportamentos sexuais, mas também no desenvolvimento de intervenções de enfermagem que visem a prevenção de comportamentos sexuais de risco. Objetivos: Proceder à adaptação e validação da Sexual Sensation Seeking Scale (SSSS) para estudantes portugueses do ensino superior. Metodologia: Estudo descritivo-correlacional, realizado numa amostra de 1946 estudantes, com idades compreendidas entre 18-29 anos. Da amostra global considerámos os 1500 estudantes que já tinham iniciado relações sexuais. As características psicométricas da SSSS foram avaliadas em 2 subgrupos aleatorizados da amostra inicial. Resultados: Os resultados da análise fatorial exploratória induziram a uma solução fatorial bidimensional com 9 itens, que explica 54,80% da variância e que apresentam uma boa consistência interna (α = 0,789). Da análise fatorial confirmatória conclui-se que o ajustamento do modelo modificado é satisfatório. Conclusão: Este instrumento possui bons níveis de validade e fidelidade e confiabilidade, que permitem considerar a sua utilização para avaliar a busca de sensações sexuais em jovens adultos.