Impacto de uma formação na qualidade do diagnóstico microscópico de malária em Angola

A malária é uma doença endémica em Angola responsável por elevada morbilidade e mortalidade, especialmente entre crianças menores de cinco anos. Uma boa performance das técnicas de diagnóstico de malária é essencial uma vez que reduz o uso irracional de antimaláricos e melhora a qualidade da vigilân...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fançony, Cláudia (author)
Outros Autores: Moura, Sofia (author), Mirante, Clara (author), Neves, Marcela (author), Bernardino, Luís (author), Sambo, Rosário (author), Brito, Miguel (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2015
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.21/5436
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5436
Descrição
Resumo:A malária é uma doença endémica em Angola responsável por elevada morbilidade e mortalidade, especialmente entre crianças menores de cinco anos. Uma boa performance das técnicas de diagnóstico de malária é essencial uma vez que reduz o uso irracional de antimaláricos e melhora a qualidade da vigilância epidemiológica. A microscopia é o método de diagnóstico de referência, no entanto, a qualidade dos resultados varia consideravelmente entre laboratórios principalmente devido ao nível da experiência dos técnicos, qualidade dos reagentes e equipamentos. Neste estudo pretendemos avaliar a performance da microscopia no diagnóstico da malária, antes e após a realização de um curso de formação de 3 dias, utilizando o qPCR como método de referência.