Estudo do efeito do regime hídrico e da fertilização azotada na qualidade tecnológica do trigo mole

Em regiões de clima mediterrânico, há uma sobreposição das variáveis climáticas chave com as fases críticas do ciclo de desenvolvimento do trigo. Adicionalmente, as alterações climáticas têm contribuído para acentuar a irregularidade sazonal e inter-anual da temperatura e precipitação, característic...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ferro Palma, José (author)
Outros Autores: Tomaz, Alexandra (author), Dôres, José (author), Ramos, Tiago (author), Patanita, Maria Isabel (author), Costa, Maria Natividade (author), Rosa, Elisabete (author), Guerreiro, Isabel (author), Penacho, José (author), Patanita, Manuel (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/20.500.12207/5115
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5115
Descrição
Resumo:Em regiões de clima mediterrânico, há uma sobreposição das variáveis climáticas chave com as fases críticas do ciclo de desenvolvimento do trigo. Adicionalmente, as alterações climáticas têm contribuído para acentuar a irregularidade sazonal e inter-anual da temperatura e precipitação, características do clima mediterrânico. As consequências desta variabilidade climática na produção de trigo fazem-se sentir ao nível do seu ciclo de desenvolvimento e da sua produtividade. As respostas produtivas do trigo à disponibilidade de água e azoto variam largamente para diferentes condições agro-ambientais e os hiatos de rendimento da cultura podem ser suplantados em função de fatores técnicos, ambientais ou económicos. Desta forma, estratégias de adaptação baseadas na rega e na fertilização podem constituir ferramentas para fazer face aos impactos negativos da mudança climática.