Ensino da psicologia e da psicologia da carreira: o presente e implicações futuras

O artigo analisa o ensino da Psicologia da Carreira em Portugal, tendo em conta o panorama mais geral do ensino da Psicologia. Identificaram-se as ofertas educativas de 31 instituições de ensino superior nacionais, 12 públicas e 19 privadas, que ministram o curso de Psicologia. Consideraram-se neste...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Cordeiro, Sílvia Marina Amado (author)
Other Authors: Rodrigues, Bruna Regina da Silva Rodrigues (author), Cunha, Maria do Céu Taveira de Castro Silva Brás da (author), Marques, Cátia Margarida da Cunha (author), Oliveira, Íris Martins (author), Silva, Ana Daniela dos Santos Cruzinha Soares da (author), Costa-Lobo, Cristina (author)
Format: article
Language:por
Published: 2018
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/11328/2102
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.uportu.pt:11328/2102
Description
Summary:O artigo analisa o ensino da Psicologia da Carreira em Portugal, tendo em conta o panorama mais geral do ensino da Psicologia. Identificaram-se as ofertas educativas de 31 instituições de ensino superior nacionais, 12 públicas e 19 privadas, que ministram o curso de Psicologia. Consideraram-se neste estudo, as unidades curriculares cuja designação incluía a palavra vocacional ou carreira e/ou abordava temas inerentes a esta área de conhecimento no seu conteúdo programático. Os resultados da estatística descritiva mostraram a existência de 89 cursos superiores de Psicologia em Portugal, distribuídos pelos três ciclos de estudos, mas apenas 49 unidades curriculares abordaram temas dedicados à Psicologia da Carreira. Nomeadamente, apuraram-se 16 unidades curriculares nos planos de estudo das licenciaturas, 18 em mestrados, 13 em mestrados integrados e duas nos planos curriculares de doutoramentos, nesta área de conhecimento. A análise temática das unidades curriculares permitiu identificar temas de ensino, tais como teorias, processos e intervenções da Psicologia da Carreira. Discute-se a situação atual do ensino da Psicologia, em Portugal, e reflete-se acerca das implicações e perspetivas futuras para o ensino da Psicologia, especificamente, da formação especializada em Psicologia da Carreira.