Necessidade de orientação escolar e profissional, sua influência no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Escola D.Bosco/Benguela.

presente estudo analisa a temática sobre a necessidade de Orientação Escolar e Profissional, sua influência no Processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos da Escola D. Bosco/ Benguela. O problema de investigação situa-se na análise e compreensão da necessidade da orientação escolar e profissional, su...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Mosso, Elsa Cacilda (author)
Format: masterThesis
Language:por
Published: 2016
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/11328/1416
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.uportu.pt:11328/1416
Description
Summary:presente estudo analisa a temática sobre a necessidade de Orientação Escolar e Profissional, sua influência no Processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos da Escola D. Bosco/ Benguela. O problema de investigação situa-se na análise e compreensão da necessidade da orientação escolar e profissional, sua influência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da escola de Dom Bosco, e que se traduz na questão seguinte: Que fatores estão na base da necessidade da orientação escolar e profissional, sua influência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da escola de Dom Bosco/ Benguela. Foram definidos os seguintes objetivos de investigação: analisar a Necessidade de Orientação Escolar e Profissional, sua influência no Processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos da Escola D. Bosco em Benguela; identificar os fatores que estão na base da Necessidade de Orientação Escolar e Profissional, sua influência no Processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos da Escola D. Bosco em Benguela bem como descrever a importância da Necessidade de Orientação Escolar e Profissional, sua influência no Processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos da Escola D. Bosco em Benguela. Este estudo caracteriza-se por uma abordagem essencialmente qualitativa uma vez que esta adopta um carácter predominantemente descritivo. Para concretização dos instrumentos de dados foram estruturados dois guiões de entrevista, sendo um para alunos e outro para os professores. Os resultados obtidos permitiram compreender que não existe serviço de orientação escolar e profissional nos alunos em causa, o estudo demonstrou claramente a importância da existência da necessidade de Orientação Escolar e Profissional, bem como o desejo em desenvolver os serviços de orientação escolar e profissional, bem como a falta conhecimentos sobre o real funcionamento desses serviços, nota-se também uma grande confusão entre orientação escolar e instrução.