Estabilidade de taludes em explorações rochosas fracturadas: cartografia geotécnica e avaliação geomecânica (Joane, Famalicão)

Esta dissertação tem como objetivo estudar a estabilidade de taludes em explorações a céu aberto e demonstrar a importância de estudos geológicos, geotécnicos, e geomecânicos em taludes rochosos, mais precisamente no centro de exploração Curviã nº 2 (Vila Nova de Famalicão), propriedade da empresa S...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Mendes, Ana Sofia Brito (author)
Format: masterThesis
Language:por
Published: 2021
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.22/12372
Country:Portugal
Oai:oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12372
Description
Summary:Esta dissertação tem como objetivo estudar a estabilidade de taludes em explorações a céu aberto e demonstrar a importância de estudos geológicos, geotécnicos, e geomecânicos em taludes rochosos, mais precisamente no centro de exploração Curviã nº 2 (Vila Nova de Famalicão), propriedade da empresa Secil Britas SA. Este estudo envolveu, numa primeira fase, a caracterização da área em questão a nível geológico, geotécnico e geomorfológico e numa fase mais avançada a cartografia do zonamento geotécnico e geomecânico, assim como o estudo da estabilidade dos taludes recorrendo à aplicação de classificações geomecânicas e de perigosidade e a modelação geotécnica. Com recurso à técnica de amostragem linear foi recolhida toda a informação geológica‐geotécnica dos taludes em estudo e avaliado o índice de resistência à compressão uniaxial do maciço rochoso. De seguida, toda a informação foi compilada numa base de dados, que permitiu o estudo de compartimentação do maciço assim como o zonamento geotécnico e a respetiva cartografia. De modo a efetuar uma classificação geomecânica e de estabilidade aplicaram‐se as classificações geomecânicas (RMR, SMR, GSI, Q‐System, SQR e Q‐Slope). Assim, as classificações SMR, SQR e Q‐Slope em conjunto com o Teste de Markland permitiram avaliar a estabilidade dos taludes. Com o intuito de avaliar os mesmos quanto à suscetibilidade e nível de perigosidade aplicou‐se o sistema RHRSm2 e o índice de qualidade de taludes (SQI). Por fim, foram utilizados os programas Rocfall e Swedge da Rocscience para efetuar a modelação da queda de blocos em diferentes zonas da pedreira e dimensionamento das possíveis cunhas, respetivamente.