Mulheres Escultoras em Portugal

Como qualquer outra expressão artística, a Escultura tem especificidades singulares que fazem desta actividade um desafio técnico de vulto. Em tempos passados as condições técnicas e o agir artístico que a Escultura exigia e exige não permitiam, como no caso do Desenho e da Pintura, que fosse com a...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Leandro, Sandra (author)
Outros Autores: Silva, Raquel Henriques da (author), Saldanha, Sandra (author), Pérez-Quiroga, Ana (author), Garcia, Daniela (author), Crespo, Nuno (author), Lambert, Fátima (author), Castro, Laura (author), Nunes, Paulo Simões (author), Ferreira, Emília (author), Matos, Lúcia Almeida (author), Jürgens, Sandra Vieira (author)
Formato: book
Idioma:por
Publicado em: 2017
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10174/20296
País:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/20296
Descrição
Resumo:Como qualquer outra expressão artística, a Escultura tem especificidades singulares que fazem desta actividade um desafio técnico de vulto. Em tempos passados as condições técnicas e o agir artístico que a Escultura exigia e exige não permitiam, como no caso do Desenho e da Pintura, que fosse com a mesma facilidade e frequência uma prenda feminina que lustrava os grupos sociais economicamente favorecidos. Os actos e gestos que exigiam força, eram vistos como algo demasiadamente másculo e o atelier de escultura considerado um lugar impróprio. Seguir esta actividade tornava uma mulher extremamente invulgar, mais rara ainda que as pintoras, constituindo-se como uma afirmação de personalidade.Este livro aborda um conjunto de escultoras pouco conhecidas, ou mesmo desconhecidas e algumas que alcançaram ampla visibilidade.Praticamente todos os nomes abordados foram registados como palavras-chave.Esperamos que estes estudos de caso contribuam para um panorama mais completo do nosso património artístico e que mais tarde possam integrar uma História da Arte que contemple lado a lado escultores e escultoras.