O QR Code e as formas de perceção criativa no turismo cemiterial

O objetivo deste estudo assentou em investigar sobre a adoção da tecnologia QR code como ferramenta contribuinte para a preservação da memória cultural em cemitérios. Para tal optou-se por uma pesquisa quantitativa, recorrendo a uma amostragem não probabilista, com inquiridos de nacionalidades brasi...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Gutierriz, Ives Emídio (author)
Other Authors: Lopes, Isabel Maria (author), Rodriguez, Vanessa (author), Fernandes, Paula O. (author), Jatoba, Mariana Namen (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10198/20777
Country:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20777
Description
Summary:O objetivo deste estudo assentou em investigar sobre a adoção da tecnologia QR code como ferramenta contribuinte para a preservação da memória cultural em cemitérios. Para tal optou-se por uma pesquisa quantitativa, recorrendo a uma amostragem não probabilista, com inquiridos de nacionalidades brasileira e portuguesa, com faixa etária acima de 18 anos, utilizando um inquérito por questionário, realizado na modalidade online, através do Google Forms. Realizou-se uma análise descritiva para analisar a perceção e recetividade dos participantes sobre a união do QR code na elucidação da cultura e preservação da memória de entes queridos. Dos 200 inquiridos, cerca de 59% manifestaram uma atitude positiva para visitar cemitérios como atividade cultural; 78% viu vantagens em cemitérios que permitem a visitação turística e 68% já adotou/já incluiu no seu roteiro de viagem um cemitério como ponto turístico e, apenas 4% não faria este tipo de passeio. Verificou-se grande recetividade para adoção do QR code nos cemitérios, pois 74% da amostra concordou com a aplicação do QR code para esse tipo de arquivamento digital.