Responsabilidade social nos cursos de engenharia e artes : perspectivas comparadas entre alunos e diretores de curso

As preocupações com a Responsabilidade Social foram, em junho de 2012, debatidas à escala global pelo Rio+20. Urge debater a problemática da Responsabilidade Social (RS) no Ensino Superior, pois as instituições de Ensino Superior são agentes privilegiados no que diz respeito à sedimentação da import...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Sánchez-Fernández, María Dolores (author)
Other Authors: Hattum-Janssen, Natascha van (author), Caires, Susana (author), Teixeira, Liliana (author), Ibarra-Torres, Kathia (author), López-Portillo, Héctor (author)
Format: conferencePaper
Language:por
Published: 2012
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/1822/20591
Country:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20591
Description
Summary:As preocupações com a Responsabilidade Social foram, em junho de 2012, debatidas à escala global pelo Rio+20. Urge debater a problemática da Responsabilidade Social (RS) no Ensino Superior, pois as instituições de Ensino Superior são agentes privilegiados no que diz respeito à sedimentação da importância da temática junto dos alunos. As áreas de Engenharia e Arquitetura / Design são fulcrais para a criação de um futuro sustentável, pois estas são atividades profissionais com grande impacto em termos ambientais, económicos e sociais. Neste artigo, iremos apresentar perspetivas comparadas de Diretores de Curso (DC) e Alunos dos cursos de Engenharia e Artes de quatro Universidades – Minho (UM), Portugal, Corunha (UC), Espanha, e Aguascalientes (UA) e Guanajuato (UG), México). Analisamos as perceções de Alunos e DC sobre o lugar da RS no currículo dos cursos, analisando também o que é vivenciado e experienciado pelos alunos no que à RS diz respeito, através defocus group com alunos e entrevistas individuais com DC Este trabalho está integrado numa colaboração internacional entre as quatro universidades e pretende contribuir para uma comparação das perspetivas existentes entre os três países e para a inovação curricular nestas áreas profissionais.