Nova emigração portuguesa: Perfis, integração e expetativas

Este texto apresenta os principais resultados de um projeto de investigação, intitulado Regresso ao futuro: a nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa (REMIGR), financiado pela FCT, que decorreu entre 2013 e 2015. O principal objetivo do projeto foi compreender a dimensão e característi...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Peixoto, João (author)
Outros Autores: Tiago de Oliveira, Isabel (author), Azevedo, Joana (author), Carlos Marques, José (author), Góis, Pedro (author), Malheiros, Jorge (author), Madeira, Paulo Miguel (author), Candeias, Pedro (author), Ferreira, Bárbara (author), Schiltz, Aline (author), Ferro, Alexandra (author), Santana, Eugénio (author)
Formato: bookPart
Idioma:por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10071/24316
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24316
Descrição
Resumo:Este texto apresenta os principais resultados de um projeto de investigação, intitulado Regresso ao futuro: a nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa (REMIGR), financiado pela FCT, que decorreu entre 2013 e 2015. O principal objetivo do projeto foi compreender a dimensão e características dos novos movimentos de emigração portuguesa, destacando, em especial, as relações que os novos emigrantes mantêm com o país de origem. Baseado numa estratégia metodológica mista, o estudo incluiu a recolha de estatísticas nacionais e internacionais, inquérito por questionário online e em papel, complementado por um conjunto de entrevistas a especialistas e representantes institucionais. Os países de destino escolhidos foram Reino Unido, França e Luxemburgo, na União Europeia, e Angola, Moçambique e Brasil, fora da Europa.