O mosaico territorial do risco ao contágio e à mortalidade por COVID-19 em Portugal continental

Resumo A dimensão espacial dos riscos associados à Covid-19 é a motivação para se explorarem as estruturas socio-territoriais que influenciam a vulnerabilidade face ao contágio e à mortalidade, respondendo a uma lacuna de investigação identificada pela literatura. Assim, esta pesquisa visa identific...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Marques,Teresa Sá (author)
Other Authors: Santos,Hélder (author), Honório,Fernando (author), Ferreira,Márcio (author), Ribeiro,Diogo (author), Torres,Marcelo (author)
Format: article
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0430-50272020000300019
Country:Portugal
Oai:oai:scielo:S0430-50272020000300019
Description
Summary:Resumo A dimensão espacial dos riscos associados à Covid-19 é a motivação para se explorarem as estruturas socio-territoriais que influenciam a vulnerabilidade face ao contágio e à mortalidade, respondendo a uma lacuna de investigação identificada pela literatura. Assim, esta pesquisa visa identificar o mosaico territorial de riscos face ao contágio e à mortalidade por Covid-19, retratando os diferentes perfis de vulnerabilidade que emergem no território de Portugal Continental. A variabilidade, à escala local, dos níveis de vulnerabilidade sustenta a opção por uma análise à escala do concelho. Pretende-se contribuir ainda para informar as políticas dirigidas à prevenção e mitigação dos riscos de contágio e morte, atendendo à espacialidade das situações identificadas como potenciadoras destes riscos. Assim, após a análise dos perfis territoriais de risco ao contágio e à mortalidade, é elaborado um cenário que identifica três perfis territoriais de vulnerabilidades que carecem de políticas diferenciadas face aos seus riscos.