Avaliação do(s) impacto(s) do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências no Alentejo (2001-2005) [Tese apresentada à Universidade de Évora para a obtenção do Grau de Doutor em Ciências da Educação]. Évora: Universidade de Évora (policopiada)

O presente estudo avalia a forma como decorreu o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no Alentejo, no período 2001-2005 e de que firma é que a certificação formal de competências ocorrida determinou os projectos de vida, pessoais e profissionais, dos adultos que a co...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nico, Lurdes Pratas (author)
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: 2016
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10174/19438
País:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/19438
Descrição
Resumo:O presente estudo avalia a forma como decorreu o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no Alentejo, no período 2001-2005 e de que firma é que a certificação formal de competências ocorrida determinou os projectos de vida, pessoais e profissionais, dos adultos que a concluíram, com sucesso e organiza-se em oito capítulos. Sendo uma investigação de cariz descritivo e interpretativo, recorre a uma metodologia, simultaneamente, quantitativa e qualitativa. Verificou-se que os impactos do processo de RVCC verificam-se, maioritariamente, na dimensão pessoal, enquanto, na dimensão profissional, são residuais. São as mulheres quem mais protagonizou e valorizou o processo. Quinze por cento dos adultos inquiridos prosseguiu os estudos e a maioria pretende fazê-lo, a médio/longo prazo. No final do estudo, são apresentadas algumas sugestões e recomendações, assim como futuras linhas de trabalho. Salienta-se a necessidade de sensibilizar as empresas para a promoção e aproveitamento das qualificações dos seus colaboradores.