Literacia em saúde mental de adolescentes e jovens portugueses sobre abuso de álcool

Objetivo: Caracterizar a literacia em saúde mental de adolescentes e jovens relativamente ao consumo abusivo de álcool, nas diversas componentes do conceito de literacia. Métodos: Estudo descritivo-exploratório, em que foi aplicado o QuALiSMental a uma amostra representativa de 4.938 adolescentes e...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Loureiro, Luís Manuel de Jesus (author)
Outros Autores: Barroso, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade (author), Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz (author), Rodrigues, Manuel Alves (author), Oliveira, Nuno Rafael Neves de (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2013
Assuntos:
Texto completo:http://repositorio.esenfc.pt/?url=DJhKuQ
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.esenfc.pt:4253
Descrição
Resumo:Objetivo: Caracterizar a literacia em saúde mental de adolescentes e jovens relativamente ao consumo abusivo de álcool, nas diversas componentes do conceito de literacia. Métodos: Estudo descritivo-exploratório, em que foi aplicado o QuALiSMental a uma amostra representativa de 4.938 adolescentes e jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos, que frequentam escolas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário da região centro de Por tugal. Resultados: O reconhecimento da vinheta do consumo abusivo de álcool pelos participantes é elevado (72,4%), ainda que seja também identificado como alcoolismo (70,3%), o que no entanto indica a percepção do problema como grave. Os participantes apresentam níveis modestos de literacia nas restantes componentes, preferindo as fontes informais de ajuda. Conclusão: Conclui-se que há necessidade de implementação de programas nas escolas que promovam a literacia em saúde mental, para adoção de comportamentos saudáveis nos jovens, que os transferem para a idade adulta.