Abordagem teórica sobre a implementação de um modelo de jogo no futebol

O modelo de jogo (MJ) no futebol, reveste-se de grande complexidade e é constituído por grande quantidade de subvariáveis, que por sua vez se estruturam em diferentes dimensões, categorias e subcategorias. No presente artigo vamos fazer uma abordagem teórica sobre o modelo de jogo no futebol, aprese...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Serrano, João (author)
Other Authors: Paulo, Rui (author), Honório, Samuel (author), Batista, Marco (author), Duarte-Mendes, Pedro (author), Rocha, João Carlos (author), Santos, Jorge (author), Ramalho, André (author), Trindade, Bruno (author), Silveira, Paulo (author), Petrica, João (author), Goulão, José (author)
Format: bookPart
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.11/7337
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7337
Description
Summary:O modelo de jogo (MJ) no futebol, reveste-se de grande complexidade e é constituído por grande quantidade de subvariáveis, que por sua vez se estruturam em diferentes dimensões, categorias e subcategorias. No presente artigo vamos fazer uma abordagem teórica sobre o modelo de jogo no futebol, apresentando as partes constituintes que o caracterizam, e também, chamar a atenção para a sua plasticidade e dinâmica, que permite que se vá ajustando e modificando durante os anos de formação de acordo com a idade dos atletas. A evolução do modelo de jogo permite aos jovens jogadores a modificação de comportamentos, para níveis de complexidade cada vez mais elevados respondendo de forma eficaz às necessidades do jogo e às suas próprias necessidades.