Validação portuguesa do inventário de práticas docentes para criatividade na educação superior

Muito tem sido discutido acerca do papel da educação superior na formação de profissionais aptos a lidar de forma criativa com os desafios que o mundo contemporâneo lhes impõe. Práticas docentes para a promoção da criatividade na educação superior são um alvo a pesquisar, embora se verifique escasse...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Morais, Maria de Fátima (author)
Outros Autores: Almeida, Leandro S. (author), Azevedo, Ivete (author), Alencar, Eunice M. L. Soriano de (author), Fleith, Denise de Souza (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2014
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/1822/30434
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30434
Descrição
Resumo:Muito tem sido discutido acerca do papel da educação superior na formação de profissionais aptos a lidar de forma criativa com os desafios que o mundo contemporâneo lhes impõe. Práticas docentes para a promoção da criatividade na educação superior são um alvo a pesquisar, embora se verifique escassez de instrumentos de avaliação. O objetivo deste estudo foi adaptar e validar, para o contexto português, o Inventário de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior, desenvolvido no Brasil. Participaram da pesquisa 582 estudantes universitários. Os resultados apontam um instrumento que avalia quatro fatores (incentivo a novas ideias; clima para expressão de ideias; interesse pela aprendizagem do aluno; avaliação e metodologia de ensino). Suas características psicométricas, em termos de precisão e de validade, revelaram-se adequadas. Conclui-se que o instrumento constitui uma ferramenta útil para fins de pesquisa e diagnóstico de condutas docentes quanto ao estímulo à criatividade.