"Bulking" filamentoso na ETAR de Braga: Análise, diagnóstico e soluções

No tratamento secundário de águas residuais o processo de lamas activadas é o mais comunmente utilizado. Este assenta no crescimento de bactérias formadoras de flocos que se separa por gravidade do sobrenadante clarificado, sendo indispensável para uma boa floculação um crescimento equilibrado entre...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rodrigues, Sofia (author)
Outros Autores: Amaral, A. L. (author), Amorim, Cristina (author), Pereira, R. M. Álvares (author), Ferreira, Eugénio C. (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2002
Assuntos:
Texto completo:https://hdl.handle.net/1822/4445
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4445
Descrição
Resumo:No tratamento secundário de águas residuais o processo de lamas activadas é o mais comunmente utilizado. Este assenta no crescimento de bactérias formadoras de flocos que se separa por gravidade do sobrenadante clarificado, sendo indispensável para uma boa floculação um crescimento equilibrado entre estas bactérias e as bactérias filamentosas. Quando existe um crescimento excessivo destas últimas dá-se o fenómeno indesejado de “bulking” filamentoso. Neste trabalho procedeu-se ao estudo deste fenómeno na ETAR de Braga, tendo-se efectuado observações microscópicas das bactérias filamentosas presentes e caracterizado morfológicamente os flocos por análise de imagem. No período estudado registou-se o predomínio de M. parvicella, e após o seu desaparecimento dos tipos 1851, 1863 e N. limicola I e II. Verificou-se ainda que o “bulking“ filamentoso aparenta ser um problema “crónico” nesta estação de tratamento, principalmente devido ao elevado crescimento das espécies encontradas.