Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância

Este estudo pretende identificar as necessidades (de informação, de apoio, explicar aos outros, serviços da comunidade, financeiras e funcionamento da vida familiar) mais frequentes e prioritárias de pais cujos filhos apresentam Necessidades Educativas Especiais incluídos num Jardim-de-infância e re...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mesquita, Helena (author)
Outros Autores: Serrano, João (author), Afonso, Paulo (author), Batista, Marco (author), Honório, Samuel (author), Branco, Ana Rita (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2018
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.11/6183
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6183
Descrição
Resumo:Este estudo pretende identificar as necessidades (de informação, de apoio, explicar aos outros, serviços da comunidade, financeiras e funcionamento da vida familiar) mais frequentes e prioritárias de pais cujos filhos apresentam Necessidades Educativas Especiais incluídos num Jardim-de-infância e relacioná-las com as ca-racterísticas desses pais (composição do agregado familiar, situação familiar, situação laboral). Da análise constatamos que os tipos de necessidades mais frequente e prioritárias para os pais foram as Necessidades de Informação, as de Apoio e as Financeiras. Quando relacionadas as características dos pais e os tipos de Necessidades, constatou-se uma forte conver-gência na tendência de respostas mais vezes assinaladas ao nível da composição do agregado familiar, pelo que podemos concluir que não é a tipologia do agregado familiar que condiciona haver mais ou menos di-ficuldades nas necessidades. Ao nível da situação familiar concluímos que nas Necessidades de Informação, de Apoio, e de Explicar aos Outros verificou-se convergência ao nível da tendência de respostas mais vezes ocorridas. Nas restantes ne-cessidades essa convergência não se verificou. No caso da situação laboral, na maioria das necessidades existiu convergência na tendência de resposta em termos de situação laboral, pelo que constatamos que não será o tipo situação laboral dos sujeitos do es-tudo a influenciar o tipo de necessidades assinaladas.