Perturbação pós-stress traumático: características psicométricas da versão portuguesa da Posttraumatic Stress Disorder Checklist - Civilian Version (PCL-C)

Introdução: Com o objetivo de explorar as características psicométricas da Posttraumatic Stress Disorder Checklist-Civilian Version (PCL-C) realizou-se um estudo com profissionais de ajuda e segurança. Material e métodos: No estudo transversal participaram 1215 bombeiros e polícias que responderam à...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Marcelino,Dália (author)
Outros Autores: Gonçalves,Sónia P. (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2012
Assuntos:
Texto completo:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252012000100009
País:Portugal
Oai:oai:scielo:S0870-90252012000100009
Descrição
Resumo:Introdução: Com o objetivo de explorar as características psicométricas da Posttraumatic Stress Disorder Checklist-Civilian Version (PCL-C) realizou-se um estudo com profissionais de ajuda e segurança. Material e métodos: No estudo transversal participaram 1215 bombeiros e polícias que responderam à PCL-C em formato papel. Resultados: Os resultados evidenciam a mesma estrutura fatorial e boas características psicométricas em termos de cluster de diagnóstico e indicador de severidade. Conclusões: A PCL-C na sua versão portuguesa revela qualidades psicométricas que mostram a sua adequação para utilização em pesquisas futuras.