Efeito da complexidade da tarefa, idade e género na assimetria motora funcional de crianças destrímanas e sinistrómanas

A assimetria manual foi analisada na realização de tarefas de antecipação-coincidência de complexidade distinta em 59 crianças destrímanas e 56 sinistrómanas de ambos os sexos, divididas em dois grupos de idade (7-8 anos e 9-10 anos). Os resultados deste estudo revelaram (i) um aumento da assimetria...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Rodrigues, Paula Cristina (author)
Other Authors: Carneiro, Sara Cristiana Moreira (author), Cabral, Isabel (author), Vasconcelos, Maria Olga (author), Barreiros, João Manuel (author)
Format: article
Language:por
Published: 2011
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.6063/motricidade.89
Country:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/89
Description
Summary:A assimetria manual foi analisada na realização de tarefas de antecipação-coincidência de complexidade distinta em 59 crianças destrímanas e 56 sinistrómanas de ambos os sexos, divididas em dois grupos de idade (7-8 anos e 9-10 anos). Os resultados deste estudo revelaram (i) um aumento da assimetria manual com a complexidade da tarefa em ambos os grupos de PM, apesar de nos sinistrómanos a diferença entre mãos não ter atingido significado estatístico; (ii) uma assimetria manual em todos os erros de medida, evidente apenas nos sinistrómanos; (iii) um desempenho mais proficiente da tarefa simples comparativamente à tarefa complexa em ambos os grupos de PM; (iv) um efeito maturacional mais pronunciado na execução da tarefa complexa; (v) maior precisão e menor variabilidade do grupo 9-10 anos comparativamente ao grupo 7-8 anos, em ambos os grupos de PM; (vi) um desempenho mais proficiente do sexo masculino em relação ao sexo feminino em ambos os grupos de PM. Em conjunto, os resultados sugerem que existe uma forte associação entre as características da tarefa e a preferência motora.