Síndrome do tunel cárpico bilateral em criança com mucopolissacaridose tipo VI

O síndrome do túnel cárpico é raro em crianças. O grupo das mucopolissacaridoses constitui, na população pediátrica, a causa mais frequente deste quadro clínico. Com o advento das novas terapias para o tratamento específi co de alguns tipos de mucopolissacaridoses, o seu prognóstico alterou-se signi...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Pimenta,Rui (author)
Other Authors: Alegrete,Nuno (author), Lima,Sara (author), Teles,Elisa (author), Rodrigues,Esmeralda (author), Costa,Gilberto (author)
Format: report
Language:por
Published: 2012
Subjects:
Online Access:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-21222012000100012
Country:Portugal
Oai:oai:scielo:S1646-21222012000100012
Description
Summary:O síndrome do túnel cárpico é raro em crianças. O grupo das mucopolissacaridoses constitui, na população pediátrica, a causa mais frequente deste quadro clínico. Com o advento das novas terapias para o tratamento específi co de alguns tipos de mucopolissacaridoses, o seu prognóstico alterou-se significativamente, com diminuição de morbilidade e aumento da sobrevida do doente, assumindo as manifestações músculo-esqueléticas ainda maior relevo na abordagem global do doente. Desta forma, o diagnóstico e tratamento atempado do síndrome do túnel cárpico nestes doentes torna-se fundamental para a obtenção de bons resultados funcionais e melhoria da qualidade de vida. Os autores apresentam um caso clínico de uma doente de 12 anos com mucopolissacaridose tipo VI e síndrome do túnel cárpico bilateral, submetida a tratamento cirúrgico no mesmo tempo operatório.