Níveis de atividade física em alunos do ensino superior alojados em residência de estudantes

O presente estudo pretende analisar o nível de atividade física nos alunos do ensino superior alojados na residência para estudantes. Foi aplicado o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), versão curta, que é composto por oito questões caracterizadoras dos níveis de atividade física. A...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Faustino, Fábio (author)
Outros Autores: Lemuchi, Paula (author), Figueira, Ana (author), Figueiredo, Teresa (author), Pereira, Ana (author), Nunes, Paulo (author), Santos, Fernando Jorge Lourenço Dos (author), Espada, Mário (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.26/27786
País:Portugal
Oai:oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27786
Descrição
Resumo:O presente estudo pretende analisar o nível de atividade física nos alunos do ensino superior alojados na residência para estudantes. Foi aplicado o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), versão curta, que é composto por oito questões caracterizadoras dos níveis de atividade física. A amostra foi constituída por jovens estudantes do ensino superior, alojados na residência de estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal. Foram inquiridos 90 indivíduos, sendo 44 mulheres e 46 homens. Os resultados obtidos verificam que 47% dos indivíduos são considerados sedentários, ou insuficientemente ativos e 53% dos indivíduos são ativos. Podemos concluir que uma grande percentagem dos alunos é sedentária ou pouco ativa e que é necessário implementar medidas e programas de saúde para que os estudantes adquiram hábitos de vida saudável, através da prática de atividade física, contribuindo para a melhoria a qualidade de vida e para a prevenção de doenças ligadas à inatividade física.