Guerra fria e manuais escolares : distanciamentos e aproximações : um retrato em duas décadas de manuais escolares europeus (1980-2000)

A dissertação desenvolve um estudo comparativo do ensino do tema da Guerra Fria em várias zonas da Europa (Europa Ocidental, Europa do Norte e Europa de Leste) entre as décadas de 1980 e de 1990, ou seja, entre o período final da Guerra Fria e o pós-Guerra Fria, através da análise de Manuais Escolar...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Maia, Cristina (author)
Format: doctoralThesis
Language:por
Published: 2010
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10216/53894
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/53894
Description
Summary:A dissertação desenvolve um estudo comparativo do ensino do tema da Guerra Fria em várias zonas da Europa (Europa Ocidental, Europa do Norte e Europa de Leste) entre as décadas de 1980 e de 1990, ou seja, entre o período final da Guerra Fria e o pós-Guerra Fria, através da análise de Manuais Escolares de História e, sempre que possível, dos Programas Escolares ou orientações curriculares da mesma disciplina. Trata-se de uma investigação aplicada em História da Educação, que elege a formação das competências históricas como sua preocupação, através da análise do Manual Escolar, averiguando o contributo deste na formação dos futuros cidadãos. Através da análise dos Manuais Escolares, procedemos a um estudo temático do conteúdo da Guerra Fria; a uma revisão crítica das visões sobre a Guerra Fria; a uma análise dos recursos e experiências de aprendizagem sugeri das no Manual Escolar; a uma caracterização dos Manuais Escolares para aferir a sua qualidade técnica e a sua organização interna, procurando perscrutar as etapas metodológicas do ensino-aprendizagem sugeri das pelo Manual Escolar e, consequentemente, as suas concepções do processo de ensino-aprendizagem. Em relação aos Programas Escolares pretendemos abordar as alterações operadas no período considerado, ao nível das finalidades, dos objectivos, dos conteúdos (especificamente para o conteúdo da Guerra Fria e o seu peso relativo no conjunto dos conteúdos), das metodologias, dos recursos, da avaliação e da bibliografia. Com a análise dos Programas Escolares pretendemos estabelecer uma comparação entre o que está previsto pelos Programas e o que se encontra nos Manuais. As linhas prospectivas de investigação apresentadas sublinham a importância deste estudo para a comunidade científica, em particular aos que se interessam pelo papel do Manual Escolar na construção de uma visão do mundo.