Ganhos em saúde familiar sensíveis ao modelo dinâmico de avaliação/intervenção familiar

Resumo Enquadramento: o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) é um referencial teórico e operativo que pretende dar resposta às necessidades dos enfermeiros no cuidado às famílias. Objetivo: avaliar os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem prestados por estudante...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ferreira,Manuela (author)
Outros Autores: Pereira,Catarina (author), Rodrigues,Maria João (author), Paiva,Mariana (author), Arrojado,Vânia (author), Figueiredo,Maria Henriqueta (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Texto completo:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000200007
País:Portugal
Oai:oai:scielo:S2184-15782020000200007
Descrição
Resumo:Resumo Enquadramento: o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) é um referencial teórico e operativo que pretende dar resposta às necessidades dos enfermeiros no cuidado às famílias. Objetivo: avaliar os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem prestados por estudantes colaborativamente com as famílias segundo o MDAIF. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, transversal, de natureza quantitativa, com uma amostra de conveniência, constituída por 35 famílias. A colheita de dados foi realizada a partir dos registos de enfermagem dos cuidados prestados às famílias, sujeitos posteriormente a análise descritiva. Resultados: o MDAIF permitiu aos estudantes obter em ganhos em saúde junto das famílias. Dos diagnósticos formulados destacam-se pela prevalência os da dimensão do desenvolvimento, seguidos dos da dimensão funcional e finalmente os da dimensão estrutural. Registaram-se ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem em todas as áreas de atenção das dimensões, com uma modificação positiva no estado dos diagnósticos de enfermagem de 80,8% do antes para após a intervenção. Conclusão: os estudantes de enfermagem, fundamentados no MDAIF, avaliaram e interviram colaborativamente com as famílias, obtendo ganhos em saúde familiar. Recomenda-se a disseminação generalizada do MDAIF no cuidado às famílias.