Quando o "eu" assume a condição de pobre : educar para a sobriedade da vida : um contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica sobre a unidade letiva "A Partilha do Pão" do 6º ano do ensino básico.

Este relatório, que espelha o trabalho desenvolvido na prática de Ensino Supervisionada, visa a aproximação a uma das temáticas mais ressaltantes da atualidade social e religiosa: a misericórdia para com os de “condição de pobres” e a opção por um estilo de vida direcionado para a sobriedade. O pret...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Ganilo, Artur Jorge Faria Rivero (author)
Format: masterThesis
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.14/29440
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29440
Description
Summary:Este relatório, que espelha o trabalho desenvolvido na prática de Ensino Supervisionada, visa a aproximação a uma das temáticas mais ressaltantes da atualidade social e religiosa: a misericórdia para com os de “condição de pobres” e a opção por um estilo de vida direcionado para a sobriedade. O pretendido, ao longo dos três capítulos, é, sobretudo, despertar a consciência e o sentido prático para a misericórdia, tendo como horizonte aqueles que vivem em condições de pobreza e sofrem no mundo e na vida. De igual modo, procura-se sensibilizar para a importância de nos educarmos para um estilo de vida mais sóbrio, isto é, equilibrado e pensado, que, quando o “eu” assume a condição de pobre, é capaz de se abrir aos outros, especialmente aos mais necessitados, dispensando o fútil e valorizando o essencial.