Identificabilidade dos temas de listas associativas backward: contributos para o estudo das memórias falsas

O paradigma DRM tem sido frequentemente usado no estudo das memórias falsas e baseia-se na utilização de listas de palavras associadas convergindo para um determinado tema. Neste estudo são apresentadas as percentagens de identificabilidade dos temas de 79 listas formadas por associação retrógrada....

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Carneiro, Paula (author)
Outros Autores: Ramos, Tânia (author), Costa, Rui (author), Garcia-Marques, Leonel (author), Albuquerque, Pedro B. (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2011
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/1822/37504
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37504
Descrição
Resumo:O paradigma DRM tem sido frequentemente usado no estudo das memórias falsas e baseia-se na utilização de listas de palavras associadas convergindo para um determinado tema. Neste estudo são apresentadas as percentagens de identificabilidade dos temas de 79 listas formadas por associação retrógrada. Cada grupo de listas (composto por 15/16 listas) foi testado por um número mínimo de 98 participantes. Após a apresentação auditiva de cada lista DRM, os participantes geraram uma palavra que consideraram como o melhor definidor do tema dessa lista. Os resultados evidenciam grande variabilidade na percentagem de identificação dos temas das listas e incentivam a realização de estudos futuros para melhor compreender o papel da identificabilidade dos temas das listas na formação de memórias falsas.