Escala de Sentido de Competência Parental (PSOC): estudos psicométricos

O objetivo desta pesquisa consistiu em reforçar os estudos de validade e de precisão da escala de Sentido de Competência Parental (PSOC) com pais de crianças portuguesas, em uma amostra de 436 pais de crianças com 3 a 6 anos. A análise fatorial confirmatória confirmou o ajustamento dos dados a um mo...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Seabra-Santos, Maria João (author)
Outros Autores: Major, Sofia (author), Pimentel, Mariana (author), Gaspar, Maria Filomena (author), Antunes, Natália (author), Roque, Vanessa (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2015
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10316/100461
País:Portugal
Oai:oai:estudogeral.sib.uc.pt:10316/100461
Descrição
Resumo:O objetivo desta pesquisa consistiu em reforçar os estudos de validade e de precisão da escala de Sentido de Competência Parental (PSOC) com pais de crianças portuguesas, em uma amostra de 436 pais de crianças com 3 a 6 anos. A análise fatorial confirmatória confirmou o ajustamento dos dados a um modelo de dois fatores (Satisfação e Eficácia). As duas subescalas apresentaram bons índices de consistência interna. Os resultados mostraram-se negativamente correlacionados ao nível de atividade motora das crianças e positivamente com o bem-estar psicológico dos pais. Pais de crianças com problemas de comportamento externalizantes apresentaram resultados mais baixos. Não se observaram diferenças em função da idade da criança, mas os pais de meninos, mais velhos e mais escolarizados reportaram sentir-se menos eficazes. O nível de satisfação correlacionou-se positivamente à escolaridade dos pais. Os resultados documentaram as boas características psicométricas da PSOC portuguesa.