Furação com alta velocidade de corte em compósitos poliméricos reforçados com fibras de vidro

Dentre as novas tecnologias que começaram a ser empregadas na busca da competitividade, está à tecnologia de usinagem com alta velocidade de corte - HSC (high speed machining). O presente trabalho estuda a furação com alta velocidade de corte em compósitos poliméricos reforçados com fibras de vidro,...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Rubio,Juan C. Campos (author)
Other Authors: Silva,Leonardo R (author), Abrão,Alexandre M. (author), Faria,Paulo E. (author), Correia,A. Esteves (author), Davim,J. Paulo (author)
Format: article
Language:por
Published: 2007
Subjects:
Online Access:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-83122007000200010
Country:Portugal
Oai:oai:scielo:S0870-83122007000200010
Description
Summary:Dentre as novas tecnologias que começaram a ser empregadas na busca da competitividade, está à tecnologia de usinagem com alta velocidade de corte - HSC (high speed machining). O presente trabalho estuda a furação com alta velocidade de corte em compósitos poliméricos reforçados com fibras de vidro, que são conhecidos como materiais cujas propriedades e desempenho são superiores as principais propriedades dos materiais plásticos, tais como resistência mecânica, rigidez e resistência à fluência, através da adição de reforços na forma de fibras de vidro. Em contrapartida, torna-se um material de difícil usinabilidade devido à aceleração do desgaste da ferramenta, causado principalmente por abrasão, além do fato da anisotropia das fibras interferirem no mecanismo de formação de cavacos, de forma que os conhecimentos disponíveis para o corte de metais não podem ser transferidos diretamente para os plásticos reforçados.