LocusMovie : concepção de um software de olhos postos na meta : os utilizadores

A concepção de software, em particular o educativo, é cada vez mais um processo que obriga o seu autor a aproximar-se dos utilizadores. Neste âmbito, surgem modelos de avaliação de usabilidade que guiam o developer desde a ideia à implementação, transformando-o num investigador capaz de prever com e...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Casal, João (author)
Outros Autores: Sousa, Paula Cristina Pereira Cardoso de (author), Afonso, Nuno (author), Lencastre, José Alberto (author)
Formato: conferencePaper
Idioma:por
Publicado em: 2013
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/1822/26767
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26767
Descrição
Resumo:A concepção de software, em particular o educativo, é cada vez mais um processo que obriga o seu autor a aproximar-se dos utilizadores. Neste âmbito, surgem modelos de avaliação de usabilidade que guiam o developer desde a ideia à implementação, transformando-o num investigador capaz de prever com exatidão a aceitabilidade do seu produto. Este artigo apresenta o processo de concepção de um website seguindo o modelo ADDIA do Instructional Design. Nesse contexto, descrever-se-ão os métodos e técnicas de recolhas de dados, para avaliação de usabilidade, associados à investigação preliminar, à avaliação heurística e aos testes com utilizadores semelhantes a utilizadores finais. Em cada uma destas fases apresentar-se-ão os resultados e uma análise fundamentada dos mesmos. Concluindo, realizar-se-á uma reflexão sobre as mais-valias desta forma de concepção de software, que se apuraram ao longo de um processo que levou a uma taxa de satisfação dos utilizadores de 91%.