Teste de coordenação corporal para crianças (KTK): Aplicações e estudos normativos

Os objetivos da presente revisão foram: i) demonstrar a utilização do Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK) em variadas populações infantis; ii) descrever estudos que desenvolveram padrões de referência do KTK; e iii) averiguar a existência de padrões...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Ribeiro, Alice Sá Carneiro (author)
Other Authors: David, Ana Cristina de (author), Barbacena, Marcella Manfrin (author), Rodrigues, Michele Lopes (author), França, Nanci Maria de (author)
Format: article
Language:por
Published: 2012
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.6063/motricidade.1155
Country:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/1155
Description
Summary:Os objetivos da presente revisão foram: i) demonstrar a utilização do Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK) em variadas populações infantis; ii) descrever estudos que desenvolveram padrões de referência do KTK; e iii) averiguar a existência de padrões de referência do KTK para a coordenação motora de crianças brasileiras. A seleção das publicações realizou-se entre os meses de abril e junho (2010) e foram utilizadas as bases de dados Pubmed, Lilacs e www.google.com/scholar. Os resultados indicaram que o KTK é um instrumento de avaliação do desempenho motor coordenativo adequado para ser aplicado em diferentes populações infantis como portadores de síndrome de Down. A maioria dos estudos que construíram valores de referência para suas populações infantis mostrou valores médios inferiores àqueles estabelecidos a partir do grupo de crianças alemãs de onde se originaram os dados de referência do KTK. Tal fato denota a importância da construção de dados normativos em diferentes países, tendo em vista as variadas características de natureza biológica, social, econômica e cultural a serem consideradas. Por fim, observou-se que não existem dados de referência do KTK para crianças brasileiras, porém, é inegável a importância da aplicação do teste para avaliar a coordenação motora global dessas crianças.