Suplementação com leite de fórmula: nem sempre nem nunca...

O aleitamento materno proporciona benefícios inequívocos para a saúde da criança e da mãe. Contudo, quando efetuado de forma inadequada poderá ter consequências graves para o recém-nascido, tal como situações de desidratação hipernatrémica e respetivas complicações. Apesar da deteção e tratamento pr...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ribeiro, Luís (author)
Outros Autores: Oliveira, Andreia (author), Guedes, Ana (author), Lopes, Luísa (author), Rocha, Paula (author), Braga, Ana Cristina (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2017
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v22.i2.10772
País:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10772
Descrição
Resumo:O aleitamento materno proporciona benefícios inequívocos para a saúde da criança e da mãe. Contudo, quando efetuado de forma inadequada poderá ter consequências graves para o recém-nascido, tal como situações de desidratação hipernatrémica e respetivas complicações. Apesar da deteção e tratamento precoces serem importantes, é na prevenção que reside a solução do problema. Neste sentido é essencial continuar a fomentar estratégias que acompanhem corretamente o processo de amamentação. Os autores relatam o caso clínico de um recém-nascido com desidratação hipernatrémica secundária a um inadequado processo de aleitamento materno.