Frequências Genéticas da αs1-cn em bodes Serranos do ecótipo transmontano: notícias

O objectivo deste trabalho foi avaliar o polimorfismo do gene da alfa S1 caseina (αs1-cn) em 95 machos da raça Serrana – ecótipo transmontano. Esta foi feita a partir de amostras de sangue colhidas por punção da veia jugular. A genotipagem foi realizada por sequenciação de pelo método de Sanger, a p...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mendonça, Álvaro (author)
Outros Autores: Delgado, Fernando (author), Valentim, Ramiro (author), Correia, Teresa Montenegro (author), Pereira, Francisco (author), Santos Silva, Fátima (author), Sousa, Fernando Ruivo de (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2018
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10198/16388
País:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16388
Descrição
Resumo:O objectivo deste trabalho foi avaliar o polimorfismo do gene da alfa S1 caseina (αs1-cn) em 95 machos da raça Serrana – ecótipo transmontano. Esta foi feita a partir de amostras de sangue colhidas por punção da veia jugular. A genotipagem foi realizada por sequenciação de pelo método de Sanger, a partir de DNA de sangue colhido por punção da jugular em 95 machos da raça Serrana – ecótipo transmontano. O alelo E foi predominante (69%) secundado pelo alelo B (19,5%). A presença do alelo A (8,4%) afigura-se promissora para selecção. Genotipicamente, indivíduos EE constituem 49,5% da população, seguidos por BE (23,2%). Esta estrutura não é favorável à produção leiteira.