Avaliação de tarefa virtual, labirinto, em pessoas com esclerose múltipla, com fadiga

A esclerose múltipla (EM) é uma doença desmielinizante do sistema nervoso central, sendo a fadiga um dos sintomas. Objetivos: Avaliar o resultado da realização de tarefa virtual, Labirinto, por pessoas com esclerose múltipla que apresentam fadiga física e compreender se mesmo na presença de fadiga é...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Jislaine (author)
Outros Autores: Fernandes, Dyana Gervana (author), Sousa, Daniele Batista de (author), Simandi, Thais Mira (author), Canzonieri, Ana Maria (author), Monteiro, Carlos (author), Dias, Talita (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/11144/4958
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ual.pt:11144/4958
Descrição
Resumo:A esclerose múltipla (EM) é uma doença desmielinizante do sistema nervoso central, sendo a fadiga um dos sintomas. Objetivos: Avaliar o resultado da realização de tarefa virtual, Labirinto, por pessoas com esclerose múltipla que apresentam fadiga física e compreender se mesmo na presença de fadiga é possível para o paciente realizar uma tarefa virtual. Método: Pesquisa trans versal com 20 pessoas com EM, em Instituição Social Civil, Brasil. Foram utilizados os testes psicológicos Figuras Complexas de Rey - FCR (memória), inventário de Beck depressão (BDI) e ansiedade (BAI), questionário sobre a percepção da fadiga e tarefa virtual (Labirinto). Resultado: Amostra entre 25 a 57 anos (M 44,4; DP 11,03), 60% feminino, 90% com experiência de uso de computador, 70% com EDSS (escala expandida de incapacidade) de 0 a 4, 55% reconhecem ter fadiga, física 75%, mental 80% e visual 60%. Estatisticamente há correlação entre a fadiga física e a copia em FCR (0,019), na fraqueza muscular e espasticidade (0,053); Fadiga mental interfere na copia em FCR (0,059); Fadiga visual tem mais fraca significância na copia em FCR, mas está presente (0,065) e no BAI (0,029). Não foi encontrada correlação entre fadiga, depressão e tarefa virtual. Conclusão: Não foi demonstrada a correlação entre fadiga e tarefa virtual.