A indústria lítica do Gravettense Médio do Vau (Médio Vouga): apresentação de dados preliminares

Neste artigo são apresentados dados relativos ao nível de base da sequência sedimentar escavada no sítio do Vau, no âmbito da construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida. Após uma breve apresentação da localização, estratigrafia e trabalhos de escavação, será efetuada uma descriç...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Manzano, Carmen (author)
Outros Autores: Gameiro, Cristina (author), Gomes, Sérgio (author), Costa, Barbara (author), Ameijenda, Alicia (author), Monteiro-Rodrigues, Sérgio (author), Gomes, Alberto (author), Aubry, Thierry (author), Matias, Henrique (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10316/91240
País:Portugal
Oai:oai:estudogeral.sib.uc.pt:10316/91240
Descrição
Resumo:Neste artigo são apresentados dados relativos ao nível de base da sequência sedimentar escavada no sítio do Vau, no âmbito da construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida. Após uma breve apresentação da localização, estratigrafia e trabalhos de escavação, será efetuada uma descrição dos principais aspetos da tipo-tecnologia lítica, identificando as fases de aprovisionamento, produção, transformação e abandono dos artefactos. A realização de remontagens líticas permitiu complementar os dados tecnológicos. A identificação e escavação deste sítio arqueológico possibilitou a obtenção de novos elementos para a caracterização de uma fase do Gravettense Médio, pouco conhecida no território português, como o provam os escassos paralelos na Estremadura e nos vales dos rios Côa e Sabor.