O BIM 3D, 4D E 5D como ferramenta de gestão e prevenção num estaleiro de construção

A utilização de ferramentas BIM como meio de otimizar a prevenção de riscos profissionais tem vindo a assumir uma posição cada vez mais relevante. A alteração dos Planos de Segurança e Saúde para este novo formato irá ser inevitável, como já está a acontecer com os restantes projetos de especialidad...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Tender, Manuel (author)
Other Authors: Reis, Ricardo (author), Couto, J. Pedro (author), Monteiro, Paulo (author), Rocha, Tânia (author), Vicente, Guiomar (author), Delgado, Tiago (author), Pinto, João (author)
Format: conferencePaper
Language:eng
Published: 2018
Subjects:
Online Access:https://hdl.handle.net/1822/62710
Country:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62710
Description
Summary:A utilização de ferramentas BIM como meio de otimizar a prevenção de riscos profissionais tem vindo a assumir uma posição cada vez mais relevante. A alteração dos Planos de Segurança e Saúde para este novo formato irá ser inevitável, como já está a acontecer com os restantes projetos de especialidade, pelo que urge aferir como pode ser implementada. A gestão de estaleiro, como elemento integrante do Plano de Segurança e Saúde, é relevante, atendendo à importância que tem para uma correta gestão da obra e devido aos riscos que cria para os trabalhadores e para terceiros. Este artigo expõe a aplicação de ferramentas BIM ao planeamento de estaleiro, designadamente ao nível da visualização (3D), do planeamento (4D) e do controlo de custos (5D). É apresentado um caso de estudo de planeamento de estaleiro de uma obra numa zona urbana. Para aferir a adequação e potencialidades desta nova abordagem, são apresentados os resultados de um inquérito a um painel de 31 técnicos do setor. Conclui-se que esta abordagem permite uma melhor perceção de riscos, e respetiva minimização, apresentado também impactos positivos a nível da própria gestão logística e financeira de estaleiro, melhorando a integração da prevenção no planeamento de obra.