Profilaxia do Tromboembolismo em Ginecologia e Obstetrícia. Protocolo de Actuação

Apesar dos avanços significativos na prevenção e tratamento do tromboembolismo, o embolismo pulmonar continua a ser a causa evitável mais frequente de morte hospitalar. Muitos dos doentes que morrem de embolismo pulmonar sucumbem subitamente nas 2 horas após o evento agudo, isto é, antes da terapêut...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Lima, J (author)
Other Authors: Borges, A (author), Soares, C (author), Serrano, F (author), Patrício, L (author), Sá e Melo, P (author), Revez, A (author), Casqueiro, L (author)
Format: article
Language:por
Published: 2013
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.17/1325
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.chlc.min-saude.pt:10400.17/1325
Description
Summary:Apesar dos avanços significativos na prevenção e tratamento do tromboembolismo, o embolismo pulmonar continua a ser a causa evitável mais frequente de morte hospitalar. Muitos dos doentes que morrem de embolismo pulmonar sucumbem subitamente nas 2 horas após o evento agudo, isto é, antes da terapêutica ser iniciada ou fazer efeito. Por essa razão, a prevenção é a solução para a redução da mortalidade e morbilidade causada pelo tromboembolismo. A trombose continua a ser uma séria preocupação nas mulheres submetidas a cirurgia ginecológica por doenças benignas e malignas. O tromboembolismo na gravidez é uma causa major de mortalidade materna. A gravidez, particularmente a cesariana, aumenta o risco de trombose. Neste artigo são apresentados alguns aspectos práticos e importantes na prevenção do tromboembolismo em Ginecologia e Obstetrícia.