Processo de Design e Trabalho Remoto: a importância da imersão no problema para entender o direito à desconexão

Resumo O trabalho remoto tornou-se um modo de trabalho impositivo para alguns profissionais, após o início da pandemia da COVID-19 em 2020, nas organizações sem a devida cultura de home office. Este cenário propiciou o desenvolvimento deste artigo, que tem como objetivo apresentar a importância da i...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Florentino,Viviane (author)
Outros Autores: Sousa,Ana Luisa (author), Assis,Maria Consuelo (author), Ferreira,Suzana (author), Santos,André (author), Caminha,Camille (author)
Formato: report
Idioma:por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Texto completo:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802022000100049
País:Portugal
Oai:oai:scielo:S2184-01802022000100049
Descrição
Resumo:Resumo O trabalho remoto tornou-se um modo de trabalho impositivo para alguns profissionais, após o início da pandemia da COVID-19 em 2020, nas organizações sem a devida cultura de home office. Este cenário propiciou o desenvolvimento deste artigo, que tem como objetivo apresentar a importância da imersão no problema dentro do processo de design, utilizando como objeto a problemática do colaborador super conectado e o seu direito à desconexão. Para isso, foi realizado estudo de caso de natureza exploratória, utilizando técnicas qualitativas de design para exploração dos problemas relacionados ao trabalho remoto. Os resultados permitiram observar como imergir em dados reais auxilia no correto entendimento do problema, gerando insights relevantes para as demais fases do processo de design.