A necessidade de parâmetros referenciais de cortisol em atletas: Uma revisão sistemática

As concentrações de cortisol constituem uma importante variável de mensuração do estresse, mas existem controvérsias sobre as respostas desse hormônio ao exercício físico, treino e competição. O intuito desta revisão sistemática foi analisar objetivos, metodologias e principais resultados das pesqui...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Santos, Priscilla Bertoldo dos (author)
Other Authors: Machado, Thais do Amaral (author), Osiecki, Ana Cláudia Vecchi (author), Góes, Suelen Meira (author), Leite, Neiva (author), Stefanello, Joice Mara Facco (author)
Format: article
Language:por
Published: 2014
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.6063/motricidade.2610
Country:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2610
Description
Summary:As concentrações de cortisol constituem uma importante variável de mensuração do estresse, mas existem controvérsias sobre as respostas desse hormônio ao exercício físico, treino e competição. O intuito desta revisão sistemática foi analisar objetivos, metodologias e principais resultados das pesquisas que utilizaram o cortisol como medida de análise do estresse em atletas. Verificou-se a predominância do cortisol salivar (54.6%) em várias modalidades desportivas, a maioria foi realizada com modalidades individuais (72.8%), com atletas do género masculino (59%) e atletas profissionais de alto rendimento (91%). Diversos procedimentos e momentos de coleta foram descritos nos artigos revisados. As alterações nas concentrações de cortisol salivar detetadas nestes estudos demonstraram que grande parte das situações desportivas foram consideradas possíveis fontes de estresse para atletas. O maior aumento nas concentrações de cortisol foi encontrado entre a situação basal e a situação pós-competitiva, bem como entre as coletas realizadas no dia da competição e aquelas mensuradas no mesmo horário em repouso. A partir da análise dos resultados da presente revisão, percebeu-se a necessidade de uma padronização nos métodos de análise do cortisol em atletas, bem como do controle do ritmo circadiano, a fim de encontrar valores referenciais.