Evolução do Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE): Caso de Estudo

Nesta apresentação faz-se a aplicação, para um mesmo apartamento, do Regulamento das Características do Comportamento dos Edifícios (RCCTE) apresentando em paralelo as metodologias preconizadas nas versões do RCCTE de 1990e de 2006. A análise incide num apartamento de tipologia T1 de um Edifício loc...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Camelo, Susana (author)
Outros Autores: Horta, Cristina (author), Ramalho, Álvaro (author), Graça, João Mariz (author), Goncalves, Helder (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2010
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.9/522
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.lneg.pt:10400.9/522
Descrição
Resumo:Nesta apresentação faz-se a aplicação, para um mesmo apartamento, do Regulamento das Características do Comportamento dos Edifícios (RCCTE) apresentando em paralelo as metodologias preconizadas nas versões do RCCTE de 1990e de 2006. A análise incide num apartamento de tipologia T1 de um Edifício localizado na cidade de Lisboa (zona climática I1-V2 Sul). O apartamento T1-A constitui uma única zona independente (RCCTE-1990) / fracção autónoma (RCCTE 2006). A caracterização térmica da envolvente para aplicação do RCCTE foi feita com base nas dois documentos do LNEC ITE 28 e ITE 50, respectivamente para o RCCTE de 1990 e para o RCCTE de 2006. Procurar-se-á relativizar o peso dos diferentes elementos da envolvente em termos das perdas e dos ganhos e por fim estimar, para ambas as versões, as necessidades nominais de energia útil para aquecimento e arrefecimento e, para a versão de 2006 ainda as necessidades nominais de energia útil para produção de água quente sanitária e de energia primária.