Multivox: conversor texto fala para português

Apresenta-se neste artigo uma visão genérica sobre sistemas de conversão texto-fala. Aborda-se de uma forma mais detalhada o sistema MULTIVOX de conversão texto fala para o português como um modelo de síntese de formantes baseado em regras. Este sistema foi desenvolvido no âmbito da cooperação entre...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Teixeira, João Paulo (author)
Outros Autores: Freitas, Diamantino Silva (author), Gouveia, Paulo D.F. (author), Olaszy, Gabor (author), Nemeth, G. (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2010
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10198/1961
País:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1961
Descrição
Resumo:Apresenta-se neste artigo uma visão genérica sobre sistemas de conversão texto-fala. Aborda-se de uma forma mais detalhada o sistema MULTIVOX de conversão texto fala para o português como um modelo de síntese de formantes baseado em regras. Este sistema foi desenvolvido no âmbito da cooperação entre o CEFAT e a Universidade Técnica de Budapeste em duas versões. Uma primeira versão, desenvolvida até 1996, que será descrita por blocos para permitir uma melhor compreensão deste sistema. Uma segunda versão, ainda em desenvolvimento, será apresentada nas suas potencialidades. O sistema corre num processador 386 ou superior com recurso a uma placa de circuito impresso dedicada para realizar a síntese [1], em sistemas de mínimo porte ou num processador 486 ou superior apenas com placa de som, sendo desta forma a síntese realizada inteiramente por software.