Estudos realizados em Portugal no âmbito do cateterismo venoso periférico: protocolo de scoping review

Contexto: Apesar da sua natureza ubíqua, a prática de cateterização venosa periférica não é homogénea entre contextos clínicos internacionais. Em Portugal, a informação referente à prática de cateterismo venoso periférico encontra-se dispersa na literatura, impossibilitando uma análise suficientemen...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: dos Santos-Costa, Paulo Jorge (author)
Outros Autores: Baptista Sousa, Liliana (author), Figueira Marques, Inês Alexandra (author), de Sousa Salgueiro-Oliveira, Anabela (author), Dinis Parreira, Pedro Miguel (author), Maria da Silva Vieira, Margarida (author), Garcia Nascimento Graveto, João Manuel (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.12707/20004
País:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21494
Descrição
Resumo:Contexto: Apesar da sua natureza ubíqua, a prática de cateterização venosa periférica não é homogénea entre contextos clínicos internacionais. Em Portugal, a informação referente à prática de cateterismo venoso periférico encontra-se dispersa na literatura, impossibilitando uma análise suficientemente compreensiva e abrangente da sua natureza e implicações. Objetivos: Mapear os estudos realizados em Portugal no âmbito do cateterismo venoso periférico. Método de revisão: Metodologia de scoping review proposta pelo Joanna Briggs Institute. Foi definido um protocolo adequado a cada base/repositório, que visa a identificação de estudos que respondam aos critérios delineados. O processo de análise da relevância, extração e síntese dos dados será desenvolvido por revisores independentes. Apresentação e interpretação dos resultados: O mapeamento dos estudos realizados em Portugal neste âmbito contribuirá para a identificação dos principais indicadores de estrutura, processo e resultado descritos em estudos nacionais. Conclusão: Espera-se que esta revisão sustente o desenvolvimento de intervenções e revisões sistemáticas futuras que potenciem a eficácia/segurança dos cuidados prestados ao doente com cateter periférico.