Conductas disruptivas e actitudes hacia la autoridad institucional en adolescentes: el rol de la escuela

Este trabalho analisa os vínculos existentes entre a integração escolar dos adolescentes e os comportamentos disruptivos, bem como a sua atitude face à autoridade institucional. A amostra é composta por 1068 adolescentes de ambos os sexos, entre os 11 e 18 anos de idade, que frequentam escolas de en...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ochoa Gonzalo, Musitu (author)
Outros Autores: Veiga, Feliciano Henriques (author), Lila, Marisol (author), Martínez, Belén (author), Herrero, Juan (author), Estévez, Estefanía (author), Moura, H. (author)
Formato: bookPart
Idioma:spa
Publicado em: 2011
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10451/4711
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ul.pt:10451/4711
Descrição
Resumo:Este trabalho analisa os vínculos existentes entre a integração escolar dos adolescentes e os comportamentos disruptivos, bem como a sua atitude face à autoridade institucional. A amostra é composta por 1068 adolescentes de ambos os sexos, entre os 11 e 18 anos de idade, que frequentam escolas de ensino público. Os resultados evidenciam que os adolescentes que têm uma atitude mais negativa perante a autoridade institucional também manifestam mais problemas de integração escolar do que os adolescentes bem adaptados; os adolescentes que apresentam mais problemas comportamentais também revelam maiores problemas de integração escolar, em comparação com os adolescentes adaptados. Observou-se igualmente a existência de concordância entre a avaliação realizada pelo professor sobre o nível de integração do aluno e a sua real integração na sala de aula.