Relatório da Auditoria às Precauções Básicas de Controlo de Infeção e Adesão à Higiene das Mãos (Análise Evolutiva: 2014-2015)

O Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), implementou em 2014, uma Estratégia Multimodal para promoção das Precauções Básicas de Controlo de Infeção (PBCI), agregando a Estratégia Multimodal de Promoção da Higiene das Mãos, ao conjunto das PBCI. Co...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Direção Nacional do PPCIRA (author)
Format: report
Language:por
Published: 2016
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.26/16914
Country:Portugal
Oai:oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16914
Description
Summary:O Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), implementou em 2014, uma Estratégia Multimodal para promoção das Precauções Básicas de Controlo de Infeção (PBCI), agregando a Estratégia Multimodal de Promoção da Higiene das Mãos, ao conjunto das PBCI. Constituiu objetivo dar continuidade à promoção da higiene das mãos e abordar as restantes PBCI, de uma forma padronizada, consistente e que pudesse ajudar os Grupos de Coordenação Local do PPCIRA (GCL-PPCIRA) e todos os Profissionais de Saúde (PS) a identificar as inconformidades neste conjunto das Boas Práticas e introduzir estratégias de intervenção para melhoria. Denominou-se de “Campanha das PBCI” e insere-se na vigilância epidemiológica (VE) de processos e de estruturas. A Campanha cumpriu já as primeiras três Fases, estando presentemente na 4.ª Fase: a primeira fase foi de planeamento da Campanha, altura em que foi nomeado o Coordenador Local da Campanha em todas as Unidades de Saúde (US) e foi formalizado o compromisso das US à Campanha através de um formulário próprio de onde constavam as assinaturas de um Membro do Órgão de Gestão de cada US, de modo a estabelecer um compromisso com cada US, o GCL-PPCIRA, o Coordenador Local da Campanha e todos os Profissionais de Saúde.