Contribuição dos sistemas isotópicos Sm-Nd e Rb-Sr para o estudo petrogenético do maciço granítico peraluminoso de duas micas da cidade do Porto (NW Portugal)

O Granito do Porto corresponde a um granito hercínico, leucocrata, de duas micas, fortemente peraluminoso. No presente trabalho foram realizadas análises para os sistemas isotópicos Rb-Sr e Sm-Nd, em cinco amostras frescas do granito em estudo. Obteve -se uma isócrona Rb-Sr de 306±7 Ma (MSWD=0,71; 8...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Almeida, A. (author)
Other Authors: Santos, J. F. (author), Noronha, F. (author)
Format: article
Language:por
Published: 2015
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10773/14037
Country:Portugal
Oai:oai:ria.ua.pt:10773/14037
Description
Summary:O Granito do Porto corresponde a um granito hercínico, leucocrata, de duas micas, fortemente peraluminoso. No presente trabalho foram realizadas análises para os sistemas isotópicos Rb-Sr e Sm-Nd, em cinco amostras frescas do granito em estudo. Obteve -se uma isócrona Rb-Sr de 306±7 Ma (MSWD=0,71; 87Sr/86Sr inicial=0,7128), que dentro da margem de erro, deverá refletir a instalação magmática. Em termos de geoquímica isotópica, as razões isotópicas iniciais de Sr e Nd, calculadas de acordo com aquela isócrona, testemunham um claro enriquecimento em Sr radiogénico e um ligeiro empobrecimento em Nd radiogénico, típico de granitos de tipo S. Os valores ligeiramente negativos de εNd inicial (entre -1,9 e -3,6) apontam para que a fonte do magma granítico sejam litologias metapelíticas.