Estudo Geofísico e Geológico da Falha de Vila Franca de Xira

A região de Lisboa e Vale Inferior do Tejo foi afetada por vários sismos destrutivos que provocaram grandes prejuízos materiais e perdas de vida. As fontes geradoras desses sismos históricos situam-se quer na zona de fronteira de placas Ibéria-África, localizada cerca de 300 km a sul, quer no interi...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Carvalho, João (author)
Other Authors: Alves, Daniela (author), Borges, José F. (author), Caldeira, Bento (author), Cabral, João (author), Dias, Rui (author), Casacão, João (author), Oliveira, Rui Jorge (author), Leote, Jaime (author)
Format: article
Language:por
Published: 2019
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10174/24792
Country:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/24792
Description
Summary:A região de Lisboa e Vale Inferior do Tejo foi afetada por vários sismos destrutivos que provocaram grandes prejuízos materiais e perdas de vida. As fontes geradoras desses sismos históricos situam-se quer na zona de fronteira de placas Ibéria-África, localizada cerca de 300 km a sul, quer no interior da própria região. Neste artigo, estuda-se uma falha geológica local, a falha de Vila Franca de Xira, que se julga ter ocasionado o terramoto de Lisboa de 1531. Apesar da ausência de evidência geológica direta para a presença duma rotura superficial da falha, demonstra-se através da utilização de métodos geofísicos que se trata de uma zona de falha ativa, sendo possivelmente a fonte de geração daquele sismo.