Um caso atípico de doença de Lyme

A doença de Lyme é uma doença infeciosa causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, cujo vetor é geralmente uma carraça infetada, que possui uma apresentação clínica bastante diversa. Relata-se o caso de uma criança do sexo masculino, oito anos de idade, com uma apresentação atípica de doença de Lym...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Nélia Joana Feliciano (author)
Outros Autores: Silva, Sílvia (author), Morais, Andreia (author), Seves, Graça (author), Cavaco, Aniceta (author), Gaspar, Maurílio (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2013
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.25754/pjp.2013.1133
País:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/1133
Descrição
Resumo:A doença de Lyme é uma doença infeciosa causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, cujo vetor é geralmente uma carraça infetada, que possui uma apresentação clínica bastante diversa. Relata-se o caso de uma criança do sexo masculino, oito anos de idade, com uma apresentação atípica de doença de Lyme: febre recorrente com um mês de evolução, acompanhada de sintomatologia inespecífica. Após extensa investigação e exclusão das principais patologias infecciosas, autoimunes e neoplásicas responsáveis por quadro de febre de origem desconhecida, o diagnóstico de doença de Lyme só foi possível à custa de um elevado índice de suspeição clínica.